Realmente são muito zeros, os Bancos que o digam que continuam com Milhões € parados na linha de produção, denominado “Portal Banca”. Esta linha que conta com a intervenção das SGM´s – Sociedades de Garantia Mútua, Norgarante; Lisgarante; Garval e Agrogarante, no final do mês de setembro, tinham apenas 345 propostas aprovadas, mas sem ser possível contratar, por constrangimentos de formalização, falta de títulos executivos.
Ou seja, cumprindo-se as regras do FIFO, temos o armazém a abarrotar com matéria-prima, temos a linha de produção em subprodução e ausência completa de capacidade de logística para a distribuição.
Deste modo, as SGM´s terão de devolver matéria prima (aos bancos) sob pena de depreciar a mercadoria, leia-se informação financeira desatualizada e lá estamos nós com elevada carga administrativa e perda de tempo em reuniões com uns Srs de fato, que têm de justificar visitas comerciais a clientes: “o que fizeste hoje, o que vais produzir amanhã”, que vida cinzenta esta…
Gasta-se tempo desnecessário, trabalha-se muito a montante sem pensar como levar o rio a jusante, de modo a chegar aos arrozais para que a flor nasça e o sol volte a brilhar!! Estamos assim, encalhados.
1 Fonte: https://www.bpfomento.pt/pt/catalogo/linha-de-garantia-bpf-investeu-pme-e-small-mid-caps/