Entende-se pelo produto de crédito Factoring, antes de tudo, um serviço de cobrança para empresas que são fornecedoras de bens e serviços, e que cedem créditos que detém perante os seus clientes (curto prazo), as respetivas faturas, também conhecidos como “Invoice credit“.
Como adicional a este serviço de cobrança, é que existe o produto de crédito, e que pressupõe o adiantamento dos créditos cedidos.
À imagem do que acontece com os cheques pré-datados e as letras, onde na data de vencimento os Bancos procedem à sua cobrança, no Factoring o Banco ou empresa de Factoring, no vencimento da fatura procede à sua cobrança, sendo que tendo em conta o contrato realizado entre as partes, a empresa pode antecipar o recebimento dessas faturas mediante o seu adiantamento.
Essencialmente o Factoring reúne 3 tipos de serviços:
1. Cobrança dos créditos cedidos;
2. Financiamento / Adiantamento sobre as faturas cedidas;
3. Estudos dos riscos de crédito e atribuição de limites de crédito por cliente.
Quanto à Modalidade de Factoring, destaco as seguintes:
– Factoring com recurso (com direito de regresso): quando o devedor não paga a respetiva fatura na data do seu vencimento, o Banco ou a empresa de Factoring, tem o direito de regresso, ou seja, debita o aderente;
– Factoring sem recurso (sem direito de regresso): neste caso o Banco ou a empresa de Factoring assumem integralmente o risco sobre os devedores, e isto acontece independentemente se existe adiantamento ou não. É claro que nesta modalidade, o produto terá associado a um seguro de crédito.
Sem sombras de dúvidas que, a modalidade de Factoring Sem Recurso é que dá maior segurança e vantagens a uma empresa, as quais passo a identificar:
1. Liberta a empresa da gestão de cobranças;
2. Maior liquidez e estabilidade de tesouraria;
3. Fonte de financiamento de natureza comercial;
4. Simplificação contabilística;
5. Melhoria do balanço da empresa – diminuição da rubrica de clientes;
6. Melhoria dos rácios de solvabilidade, Recebimento e de Pagamento.
Chamo a atenção para os pontos 5 e 6, visto que terá vantagens consideráveis no seu balanço. Com a redução da rubrica de clientes, pois os créditos que detém perante os seus clientes passa para o Banco ou empresa de Factoring, e em contrapartida maior liquidez para melhorar os seus pagamentos aos seus fornecedores, ou seja, melhora o seu prazo de recebimento, de pagamento e melhora também a sua Autonomia Financeira.
Mais uma vez digo e vou sempre repetir neste espaço, nós na Matfin com base análises contabilistas das empresas ao longo do ano, bem como o conhecimento no terreno do funcionamento de cada empresa, reunimos com os clientes e tentamos aconselhar, corrigir e dar ferramentas novas que possibilitem a empresa uma melhoria significativa nos seus elementos contabilísticos e modo de funcionamento ao longo do ano. Nunca é demais repetir isto, é nosso dever informar o empresário e aconselhar o que corrigir ao longo do ano, não esperamos pelo fim do ano para isso.
Alguma dúvida, não hesite em contactar a MATFIN.